fbpx

Pilates

Pilates

Toda a linha de aparelhos de Pilates, em ambiente preparado para que você se sinta bem.

Somos referência nacional no método, ministrando cursos, palestras e escrevendo matérias em todo o país.

Com um studio localizado na Rua dos Andradas, no centro de Porto Alegre, o Instituto Golden conta com toda a linha de aparelhos de Pilates da linha tradicional, além de acessórios e espaço físico para trabalhos de Mat Pilates (solo).

A prática do Pilates trabalha o corpo por meio de uma sequência de exercícios que seguem seis princípios: concentração, centralização, precisão do movimento, respiração, controle e fluidez, sendo famoso por trabalhar o corpo e a mente ao mesmo tempo.

A prática é muito usada para modelar as curvas, deixar a barriga definida, corrigir a postura, aprimorar a flexibilidade do corpo e manter uma boa saúde física e mental.

O Instituto Golden respeita a metodologia desenvolvida por Joseph Pilates, conseguindo assim obter o melhor resultado de condicionamento físico e/ou reabilitação aos seus praticantes.

Treinamento Funcional

Treinamento Funcional

O treinamento funcional consiste em realizar movimentos do cotidiano como correr, pular, empurrar, agachar, entre outros, sem a utilização de aparelhos convencionais como na academia. O treinamento consiste em ativar diferentes grupos musculares ao mesmo tempo.

Além da tonificação muscular, o treinamento funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas.

Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório.

O treinamento funcional além de poder ser realizado por qualquer idade e sexo, também tem relação com o histórico de vida de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptam melhor a ele, otimizando suas capacidades físicas.

Clínica de Fisioterapia

Aqui no Instituto Golden você encontra os mais amplos serviços de Fisioterapia, com uma equipe especializada em cada área da nossa clínica. Confira abaixo todos os serviços que possuímos.

  • Acupuntura
  • Auriculoterapia
  • Bandagens Funcionais
  • Baropodometria eletrônica
  • Coaching em Saúde
  • Disfunções de ATM
  • Drenagem Linfática
  • Dry Needling
  • Estabilização Segmentar
  • Fisioterapia Uriginecológica
  • Liberação Miofascial
  • Método ROLF
  • Pompoarismo
  • Propriocepção
  • Terapia Manual
  • VelaShape 2
  • Ventosaterapia

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar amparada pela Medicina Tradicional Chinesa, utiliza a inserção de agulhas finas sobre regiões específicas do corpo, para prevenir e tratar doenças, dores, disfunções e problemas de qualquer ordem, seja atuando diretamente na causa dessas alterações ou, pelo menos, aliviando os sintomas secundários a elas.

É indicada para dores em geral, distúrbios gastrointestinais, hormonais, psicológicos, neurológicos e ginecológicos, entre outros.

Auriculoterapia

A Auriculoterapia é o microssistema mais estudado e conhecido da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na aplicação de sementes em pontos específicos no pavilhão auricular, onde podemos encontrar pontos e áreas reflexas que representam todas as partes do nosso organismo.

O tratamento consiste na estimulação de pontos determinados no pavilhão auricular com a finalidade de tratar desordens físicas e emocionais e até mesmo prevenir certos agravos.

Bandagens Funcionais

A Bandagem pode ser rígida, com o objetivo de estabilizar articulações, ou elástica, sua forma mais conhecida e difundida principalmente no meio esportivo.

Criada nos anos 70 na Ásia pelo Dr. Kenzo Kase, trata-se de uma bandagem elástica funcional, conhecida também como banda neuromuscular ou Kinesio Tape.

Segundo seu criador, ao aplicar-se a bandagem sobre um músculo, ele pode ser estimulado indiretamente a relaxar-se ou ativar-se, de acordo com a forma de aplicação.

Proporcionando suporte e estabilidade aos músculos e articulações, sem restringir a amplitude de movimento do corpo, além de proporcionar manipulação prolongada dos tecidos moles, prolongando os efeitos das técnicas fisioterapêuticas utilizadas.

Os principais efeitos da Bandagem são: suporte muscular, reduzindo sensação de dor e fadiga; melhora a circulação sanguínea e linfática; corrigir problemas articulares com o objetivo de melhorar alinhamentos.

Baropodometria eletrônica

A baropodometria eletrônica é um exame que possibilita a avaliação das pressões plantares no momento da caminhada, além de determinar o centro de pressão durante a caminhada. Além disso, identifica o tipo de pisada, instabilidades, e outras alterações biomecânicas. Seus achados permitem compreender e nortear a melhor terapêutica de diversas patologias musculoesqueléticas.

Por Gustavo Martins, fisioterapeuta que atua com Baropodometria Eletrônica a mais de 10 anos.

Coaching em Saúde

O processo de cocaching é feito para pessoas que querem entender melhor seu momento de vida (profissional, saúde e pessoal) mudar, entender e alcançar objetivos através do alcance de metas traçadas junto ao profissional, a partir do propósito de vida de cada cliente. 

No Instituto Golden, temos como foco identificar por meio de ferramentas técnicas da Programação Neurolinguística (PNL) e do processo de coaching, quais crenças podem estar limitando ou impedindo o cliente de cuidar melhor de sua saúde, e o que pode ser feito, de acordo com o perfil e interesse do coachee (cliente) para que mudanças significativas possam ser feitas para se alcançar uma melhor qualidade de vida.

 

 

Disfunções de ATM

A ATM (Articulação Temporomandibular) é a mais complexa articulação do corpo humano, sendo responsável pela fala, mastigação e deglutição. Alterações deste sistema caracterizam a Disfunção Temporomandibular (DTM).

A causa é multifatorial, mas sabe- se que o estresse, hábitos parafuncionais (como apertamento diurno ou noturno dos dentes, mastigação unilateral, bruxismo, etc) e questões relacionadas à má postura costumam estar associadas à disfunção.

O fisioterapeuta dispõe de recursos que objetivam o alívio da dor muscular, melhora da amplitude de movimento, reeducação para adequar o posicionamento da mandíbula, dentre outros.

Drenagem Linfática

É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas.

Dry Needling

O Dry Needling, conhecido também como “Agulhamento à Seco”, é uma técnica que se utiliza de agulhas de Acupuntura para desativar os trigger points (pontos-gatilhos), que são pontos hipersensíveis que se situam nas fibras musculares que geram dor. Os “ponto-gatilho” são regiões do músculo que por algum motivo estão sendo mal irrigadas de sangue, formando assim nódulos enrijecidos. Quando a agulha de acupuntura causa “micro-rupturas” nas fibras musculares, é enviado ao sistema nervoso central um estímulo de cicatrização, que automaticamente envia sangue ao local do agulhamento, melhorando a circulação e oxigenação local, causando o relaxamento da musculatura. Além disso, a fibras tensas são desativadas pelo próprio estímulo mecânico da agulha. O Dry Needling visa diminuir a dor muscular que angustia o paciente.

Estabilização Segmentar

A estabilização segmentar possui aplicação focada em ativar os músculos profundos que estabilizam a coluna vertebral. Como resultado, esta atividade prepara a musculatura para atividades cotidianas, bem como práticas esportivas, gerando maior eficiência do movimento e menor risco de lesões.

Fisioterapia Uriginecológica

A Fisioterapia Uroginecológica é uma especialidade que atua no tratamento de distúrbios masculinos e femininos.

As técnicas de reabilitação são aplicadas em disfunções como:  incontinência urinária, incontinência fecal, disfunção erétil, bexiga hiperativa, prolapsos de órgãos, doenças de mama, gestação e parto.

A Fisioterapia dispõe de um leque em opções de tratamento para as variadas doenças que podem comprometer a qualidade de vida, com resultados comprovados cientificamente e muito satisfatórios.

Liberação Miofascial

A liberação miofascial é uma técnica de terapia manual utilizada para alívio da dor, ganho de movimento e melhora na coordenação motora.
Essa técnica atua na fáscia, tecido que reveste, integra e conecta todas as estruturas do nosso corpo, localizado ligeiramente abaixo da pele e se dividindo em diversas camadas. Essas camadas devem deslizar umas sobre as outras, afim de preservar as funções fisiológicas e biomecânicas do nosso corpo.
Sedentarismo, traumas físicos e emocionais são alguns dos fatores que geram aderências entre essas camadas, causando dor e diminuição da amplitude de movimento, por exemplo.
O objetivo da liberação miofascial é restabelecer a função da fáscia, redistribuindo cargas e tensões através do toque, permitindo assim que esse tecido desempenhe suas funções.

Método ROLF

Este método consiste em um ciclo inicial de 10 sessões com base na Liberação Miofascial em todo o corpo buscando melhor alinhamento do corpo em relação a gravidade. Cada uma dessas sessões tem um objetivo e uma região do corpo especificamente trabalhadas para lapidar nossa estrutura. Reestruturamos o corpo buscando seu melhor alinhamento tendo como benefício menor gasto energético gerando melhora da vitalidade e maior conforto para sua rotina diária).

Pompoarismo

Pompoarismo é a prática de exercícios que trabalham contração e coordenação dos músculo da vagina. Está prática é composta de 8 manobras específicas e hoje encontramos a linha de neopompoarismo trabalhando com 12 manobras todas com objetivo de melhorar a sensação de prazer durante o ato sexual tanto da mulher quanto do homem. Para realizar estes exercícios é ideal avaliar seu períneo (para ter certeza que está contraindo da maneira correta) e se necessário fazer um preparo com reforço inicialmente.)

Propriocepção

O treino proprioceptivo torna o cérebro mais atento às informações advindas das vias sensórias presentes na pele, músculos e articulações e ensina-o a responder rapidamente a elas.
A melhora na reposta proprioceptiva proporciona ao corpo maior equilíbrio e estabilidade.

Terapia Manual

Terapia manual é a área da fisioterapia que abrange diversas técnicas manuais em prol da reabilitação do paciente. Dentre as técnicas, podemos destacar:

Mobilização articular - Consiste em restabelecer a função biomecânica das articulações, através de movimentos oscilatórios e rítmicos sobre as mesmas, que terão maior ou menor intensidade de acordo com a fase da lesão do paciente. As manobras podem ser feitas de forma passiva ou então associadas ao movimento ativo do paciente. Mobilização neural: Técnica com o objetivo de promover mobilidade nos nervos do nosso corpo. As manobras são realizadas com posições específicas para gerar tensão no nervo e a partir desse ponto, o mobilizar.

Músculo energia - É um procedimento que envolve a contração voluntária do paciente contra uma resistência manual sustentada imposta pelo profissional. Após essa contração, o músculo permite que a articulação ganhe mais amplitude, gerando alívio da dor.

Liberação Miofascial - É uma técnica que atua na fáscia (tecido que reveste todas as estruturas do nosso corpo). Liberando esse tecido, todas as estruturas que estão abaixo dele ganham mais espaço para se distribuir, oferecendo uma nova perspectiva para o corpo, gerando alívio de dor, ganho de movimento e melhora na consciência corporal.

VelaShape 2

Indicado para flacidez de pele, para modelar o corpo e auxilia no tratamento da celulite e gordura localizada. Respeitando um protocolo de 6 sessões com frequencia semanal, combina quatro tecnologias: luz infravermelha, radiofrequencia, mecanismo de vácuo e massagem mecânica. Manifeste seu interesse em conhecer esse novo serviço do Instituto Golden e marque uma avaliação.

Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma técnica milenar que utiliza a sucção como ferramenta terapêutica para o tratamento. A aplicação das ventosas promove um aumento da circulação sanguínea, o que favorece a nutrição dos tecidos, aliviando as tensões, dores musculares e articulares.