15_09_22_rolfDo ponto de vista físico, o corpo humano é uma estrutura vertical constituída por segmentos sobrepostos, que se articulam uns em relação aos outros, sobre uma superfície. Nós, profissionais do Método Rolf de Integração Estrutural , certificados pela Guild for Structural Integration – GSI, praticamos a arte criada pela dra. Ida P. Rolf de integrar essa estrutura numa organização mais econômica e funcional . Nossa referência é o eixo imaginário que percorre o centro do corpo. Quando a estrutura se alinha em relação a esse eixo, encontra sua melhor relação com o campo gravitacional da terra. O resultado é mais conforto e bem-estar, mais energia e saúde, uma relação mais amigável consigo mesmo e o ambiente externo.

 

“A sensação é a de mover-se da fraqueza para a força,
o prazer de apropriar-se de uma parte nova de si mesmo,
a reeducação imediata e simultânea da maneira de ser e de agir,
a alegria de sentir-se mais forte, de acordar.”
Emmett Hutchins, instrutor da GSI.

Para facilitar a compreensão de suas idéias, a dra. Ida Rolf certa vez comparou o corpo humano a uma casa. “Qualquer pessoa que constrói uma casa sabe que, a menos que a construa de acordo com as linhas verticais e horizontais, terá de entender muito de como escorar uma casa contra a gravidade. Se alguma força fizer sua casa pender para um dos lados, o construtor precisará escorá-la e erguê-la rapidamente, ou então toda a casa se desorganizará. As portas e janelas não se encaixarão e o frio vai entrar pelas frestas e assim por diante.

Completando sua metáfora, Ida Rolf afirmou: “Qualquer um entende o suficiente para olhar para uma porta, ver luz por baixo e comentar: Puxa, isso não estava assim o ano passado! O que será que aconteceu? E pedirá ao construtor para consertar aquilo. Se o construtor for ignorante, troca as portas. Se for esperto, muda a casa. Recoloca-a em nível, reforça os alicerces, instala alguma coluna nova em algum canto. Tenta fazer com que a coluna se apóie sobre rochas, porque sabe que não poderá firmar-se sobre a lama.” O Método Rolf faz com o corpo o que o segundo construtor faz com a casa: alinha e nivela sua estrutura, porque assim o corpo simplesmente funciona melhor.

Fonte: rolfguild