15_08_28_biofotogrametria_No Instituto Golden utilizamos a avaliação postural computadorizada por meio da Biofotogrametria que trata de uma avaliação completa de alta precisão e reprodutibilidade dos resultados, pois permite quantificar com alta confiabilidade as alterações na postura e documentar a evolução e os resultados dos tratamentos utilizados. Sendo assim, tem como objetivo a comparação dos resultados das assimetrias e simetrias posturais pré e pós intervenção ou em um tempo pré-determinado para praticantes de Pilates.

A Realização desta avaliação acontece em consultório e praticante deve estar em trajes sumários para marcações de pontos anatômicos referenciais. São realizadas 6 fotografias em 4 posições diferentes em uma distância previamente padronizada, após estas imagens serão analisadas em um software próprio para avaliação postural.

Em um prazo de uma semana, será entregue para o paciente a avaliação completa em 4 folhas no tamanho A4, constando as mensurações encontradas, 4 fotos nos diferentes planos avaliados, uma escala de Dor que pode estar relacionado com os desequilíbrios e por fim um laudo com as considerações do avaliador, além disso será armazenado no sistema operacional do Instituto Golden para que todos os profissionais tenham acesso. Ainda fica pré-agendado uma data sugerida para reavaliação para que seja possível a comparação dos dados.

A Biofotogrametria é validada cientificamente (IUNES, 2009) e pode ser utilizada como um documento para qualquer profissional do meio.

Por:

joao neto João Neto
– Fisioterapeuta – IPA
– Mestrando em Biociências e Reabilitação- IPA
– Formação em Pilates
– Formação em Liberação Miofascial

 

lisi ethur Lisiane Ethur
– Estagiária Fisioterapia
– Formação Completa em Pilates
– Aprimoramento em Dermato Funcional
– Formação em Liberação Miofascial