_insuficiencia cardiacaA insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica resultante de inúmeras doenças que afetam o coração, tornando-o incapaz de manter adequados níveis de suprimento sanguíneo aos tecidos, com consequente prejuízo na produção energética, o que gera dispnéia (falta de ar) e fadiga precoce. A IC é a maior causa de internações em pacientes idosos, representando um grave problema de saúde pública.

6Até meados dos anos 80, havia o receio de que o exercício físico promovesse uma sobrecarga ao sistema cardiovascular em pacientes com IC, porém, com o passar dos anos, foi demonstrado através de estudos bem delimitados, que o condicionamento físico, sendo baseado em intervenções aeróbias (caminhada, bicicleta, …) é fundamental para essa população.

O treinamento com carga enfrentou o mesmo receio, entretanto, novamente estudos das mais conceituadas revistas científicas do mundo evidenciaram que desde que haja uma adequada estratificação de risco, os resultados na sintomatologia, alterações morfológicas e qualidade de vida do paciente são extremamente favoráveis.

Artigos atuais averiguam ainda o impacto do treinamento combinado, ou seja, exercícios aeróbios associados á utilização de cargas. Esse tipo de prática confirmou as expectativas, visto que a combinação dos dois treinos promoveu resultados ainda mais significativos em relação á grupos que realizaram os dois treinos de forma separada.

Por: Fisioterapeuta Felipe Faralozzo