O inverno inicia no sábado, dia 21 de junho, e muitos já estão com as ‘desculpas’ prontas para faltar aos treinos e práticas de atividade física.

Sabemos que o frio desencoraja muitos praticantes, entretanto, manter a regularidade na atividade física é muito importante para não perder os benefícios conquistados nas demais estações do ano. “A interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo, pois a prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo.”

Além disso, ao interromper a prática de atividade física você está reduzindo também a produção de endorfina (com a diminuição deste hormônio aumenta a tendência de irritabilidade), aumentando o risco cardiovascular, perdendo massa muscular dentre tantos outros prejuízos para o corpo e a saúde.

Alguns cuidados são essenciais para os dias frios, como manter-se hidratado, pois mesmo com a queda dos termômetros nosso corpo transpira e os benefícios da água são essenciais em qualquer estação do ano.

Fazer da atividade física um hábito, incorporando-a ao seu cotidiano (independentemente da temperatura ou da estação do ano), trará para você muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Por: Monica Falk Dias Da Cas – Fisioterapeuta