A técnica de Dry Needling, também conhecida como agulhamento à seco, foi desenvolvida na Austrália nos anos 90. Serve para tratar dores musculares e é amplamente utilizada para desativar trigger points (pontos gatilhos) que podemos definir como pontos hipersensíveis, localizados em bandas rígidas musculares que são doloridos à palpação e também podem produzir dor referida à distância.

A técnica de Dry Needling, através do agulhamento, desativa esses pontos por meio de ação mecânica e fisiológica da inserção das agulhas. Normalmente, as regiões onde estão os trigger points recebem menor aporte sanguíneo devido ao estado de contração mantida do músculo esquelético e isso pode perpetuar o estado doloroso.

 

Os trigger points, independentes de serem ativos ou latentes, podem ser tratados com o agulhamento. A palpação do terapeuta é fundamental para identificar quais regiões necessitam ser agulhadas.

O Dry Needling é eficaz para o tratamento das dores musculares e fasciais, e é capaz de promover o alívio imediato das dores, muitas vezes por completo.

Contate-nos e agende uma avaliação!

Por: Fisioterapeuta Letícia Gue Giordani