A coluna vertebral tem como função a absorção de impactos e a movimentação do tronco, além de preservar a medula espinhal. A má postura e o sedentarismo podem impedir o correto funcionamento biomecânico dessa composição, provocando tensão na musculatura paravertebral e causando limitação nas atividades de vida diária e diminuição da qualidade de vida dos indivíduos.

Na grande maioria dos casos,os problemas musculares e discais são provenientes de um inadequado alinhamento vertebral, porém, na prática clínica geralmente se trata a conseqüência (espasmo muscular) e nãoa causa propriamente dita.

A terapia manual reúne diversas técnicas, entre elas, a mobilização e a manipulação vertebral (movimentos oscilatórios que visam liberar a vértebra e reposicionamento da mesma, respectivamente).

Esses artifícios agem diretamente na causa do problema, restaurando a posição anatômica da estrutura.

Com o adequado posicionamento das vértebras, se restabelece a funcionalidade desse segmento e consequentemente ocorre relaxamento muscular e diminuição do quadro álgico, permitindo ao indivíduo o retorno ás suas atividades.

Por: Felipe Faralozzo