Hidratação é a reposição de água no organismo, mantendo sua composição corporal. A água representa cerca de 60% do peso corporal de um adulto.

A maior parte da água no organismo se encontra no compartimento intracelular e proporciona o meio através do qual se realizam as funções metabólicas. Portanto, as modificações na quantidade de água intracelular afetarão gravemente a saúde do indivíduo.

Quando se realiza algum tipo de exercício físico, o corpo tem alguns desafios para enfrentar como dissipar o calor para o ambiente e evitar a perda excessiva de água (causando a desidratação). Portanto, com a prática de atividade física a necessidade de se hidratar aumenta.

Um dos sintomas da desidratação é a famosa cãimbra, que pode ser evitada, não só pela ingestão de bananas, mas também pela hidratação antes, durante e após atividade física.

Sintomas da desidratação:
• Cãimbras;
• Fadiga;
• Elevação da frequência cardíaca;
• Vertigens e tonturas;
• Náuseas e vômitos;
• Alterações visuais e auditivas.

Hidratar-se com água é o suficiente para:

• Controlar a temperatura coporal;
• Aumentar o fluxo sanguíneo;
• Retardar fadiga;
• Evitar cãimbras;
• Evitar o aumento da frequência cardíaca.

Para evitar a desidratação e obter o máximo da sessão de Pilates, ingira líquidos durante o dia todo, antes e depois da aula. Tenha sempre uma garrafa de água por perto.

Indivíduos ativos devem procurar ingerir pelo menos 500 ml (2 copos) de líquidos, 2 a 3 horas antes do exercício e mais 250 ml (1 copo), 10 a 20 minutos que antecedem a prática.

A hidratação é extremamente importante para a manutenção da sua saúde e também para potencializar os benefícios do Pilates.

Aproveite que o verão está chegando para intensificar o hábito de beber água!

Por: Fisioterapeuta Isadora Dornelles Alves