Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior capacidade de produzir força ele tem e maior será a movimentação da articulação comandada por esse músculo, portanto, maior sua flexibilidade.

O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade. Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado em outros momentos só para o relaxamento muscular.

Quando feitos de maneira corretas, os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

• Reduzem as tensões musculares;
• Relaxam o corpo;
• Proporcionam maior consciência corporal;
• Deixam os movimentos mais soltos e leves;
• Previnem lesões;
• Preparam o corpo para atividades físicas;
• Ativam a circulação.

O indivíduo também pode aplicar o alongamento sozinho, independente da idade e da flexibilidade, desde que respeitando seus limites e algum problema específico que possua. Para as pessoas que têm um dia de trabalho muito repetitivo e de má postura, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que façam alongamentos antes e após o trabalho. O corpo tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento após as diversas atividades do dia, o que traz o equilíbrio do corpo e da mente.

Desta forma, os alongamentos contribuem muito para uma das maiores buscas dos indivíduos: ter uma postura correta. Muitas vezes a má postura decorre de fadiga muscular dos músculos eretores da coluna vertebral devido ao tempo e posição adotada no trabalho. Com os alongamentos, é possível reoxigenar e relaxar essa musculatura, devolvendo a ela maior capacidade de manter-se contraída e consequentemente, de manter a coluna reta.

Por: Fisioterapeuta Isadora Dornelles