Todos enfrentamos as dificuldades de iniciar e/ou de manter uma rotina de exercício físico… felizmente existem muitos fatores de motivação para nos fazer saltar do sofá e rendermo-nos ao prazer da adrenalina e de estar em forma.
Confira alguns!
     1.      A forma como se sente depois de fazer exercício. Não há nada que bata a sensação de bem-estar e de missão cumprida que sucede a um bom workout! É uma autêntica viagem nas nuvens, por isso, da próxima vez que lhe estiver com preguiça pense: “lembra-se de quão bem vai te sentir no final desta prática!”.
2.      Tempo para si. Enquanto muitas pessoas desdobram-se para encontrar tempo para dedicar aos outros (filhos, marido/esposa, outros familiares, amigos, colegas de trabalho…) a maior parte das vezes ficam sem tempo para tratarem delas próprias. Faça do exercício físico o seu tempo pessoal e prioritário… e não falte a esse encontro! 
3.      O seu aspecto físico. Imagine-se mais elegante, em forma, com saúde para dar e vender. Visualize essa imagem, utilizando-a como uma força motivadora sempre que necessário!
4.      Revistas. Ler ou simplesmente folhear e passar os olhos por revistas dedicadas ao exercício físico, à saúde e ao bem-estar é outro truque interessante e que funciona para muitas pessoas.
5.      Blogues. Tal como as revistas, ler blogues sobre pessoas que estão a tentar perder peso, que começaram recentemente a andar de bicicleta ou a fazer pilates, pode revelar-se uma leitura interessante e contínua. Vai poder presenciar os seus altos e baixos e, sobretudo, aprender com as experiências dos outros.
6.      Prémios. Se consegue manter a rotina durante alguns dias, mime-se! Mais uma semana a cumprir objetivos sem faltas? Merece outra recompensa! Este é um excelente truque, principalmente para quem está começando, por isso, utilize-o com frequência nos primeiros tempos.
7.      Ser e sentir-se atraente. Como todos nós sabemos, este é sempre um excelente motivador, por isso, utilize-o frequentemente!
8.      Anti-stress. Depois de um longo e tenso dia de trabalho, não há melhor forma de aliviar o stress acumulado do que elevar os batimentos cardíacos e pôr os músculos todos a trabalhar! Fará toda a diferença.
9.      Um parceiro de ginástica. Uma das melhores coisas que pode fazer é arranjar uma companhia para as suas caminhadas, corridas ou sessões de Pilates. Irão motivar-se mutuamente.
10.  Diário da ginástica. Manter um diário escrito do seu progresso é muito importante no campo da motivação. Experimente fazê-lo durante pelo menos uma semana e perceberá.
11.  Antes e depois. Por vezes não se tem noção dos resultados conseguidos e é preciso ver para crer, por isso, tire uma fotografia de si “antes” e vá tirando várias fotografias “depois” para ver o que já conseguiu e o que ainda falta fazer! É um truque espectacular!
12.  Elogios. Não há maior motivação do que quando alguém repara que está em forma, mais radiante e o elogia. Lembre-se dessas palavras sempre que precisar de um empurrãozinho.