Disfunções Temporomandibulares estão diretamente relacionadas a má postura!

A má postura é um tema que vem ganhando espaço na mídia e entre fisioterapeutas. Entretanto os maus hábitos posturais não devem ser relacionados apenas a dores na coluna. Existem outros prejuízos para nosso corpo aos quais precisamos estar atentos quando pensamos nas consequências da má postura.

Importantes estruturas como maxila, mandíbula, músculos, tecidos moles e articulação temporomandibular fazem parte de um complexo chamado sistema estomatognático e encontram- se interligados buscando maior eficiência nas funções, como exemplo a mastigação.

A íntima relação deste sistema com a musculatura da cabeça e do pescoço faz com que possíveis alterações no posicionamento da cabeça, como uma projeção a frente, possam estar associados a quadros de disfunção na ATM e dor orofacial.

dtm

A atividade aumentada da musculatura mastigatória (comum em bruxistas) interfere nos músculos chamados de contra apoio (localizados na região do pescoço) levando ao encurtamento dos músculos posteriores do pescoço e alongamento dos anteriores, acarretando em uma projeção anterior do corpo. Simultaneamente, a posição anterior da cabeça irá acarretar em distúrbios de posicionamento e função da mandibula, levando a uma tensão na musculatura mastigatória e, como conseqüência, disfunção temporomandibular.

Cuide de sua postura, previna- se!

por: Monica Dias – Fisioterapeuta.