Hoje, viemos dividir um sentimento muito forte com todos.
O Instituto Golden: Pilates & Fisioterapia completou dois anos de existência no dia 29 de Junho de 2011, e por isso queremos dividir com todos a imensa alegria e satisfação de chegarmos, em tão pouco tempo, em uma colocação tão sustentável e que permite o aprimoramento constante e organizado de todas as nossas ações, procedimentos e projetos. Tudo isso só está sendo possível devido à confiança de todos que se lembram do Instituto Golden quando pensam em saúde e bem-estar.
Um breve histórico do Instituto Golden
No início de 2009, atuando no centro de Porto Alegre como Fisioterapeuta e instrutor de Pilates, o fisioterapeuta Eduardo Freitas da Rosa teve o convite para ingressar na equipe de ministrantes de cursos de formação em Pilates Original pela ABP (Associação Brasileira de Pilates).
Aceitar este convite implicaria em muitas mudanças ao método Pilates na cidade de Porto Alegre, pois juntamente com o ingresso na equipe nacional de formadores de profissionais, existia o projeto da abertura de um studio referência no coração da cidade de Porto Alegre, trazendo a metodologia original aos adeptos do método no centro da cidade. Entretanto, isto implicaria no desligamento do fisioterapeuta em outras atividades, e focando diretamente nesta atuação.

Em parceria com Solaine Perini, fisioterapeuta e presidente da ABP, Eduardo aceitou o convite e ingressou na equipe ABP, ministrando cursos e iniciando a organização deste novo studio.
Em 29 de Junho de 2009, neste mesmo edifício (Av. Borges de Medeiros, 324), inaugurou o studio chamado de Original Pilates, contando com três fisioterapeutas, dos quais dois seguem até hoje, sendo o diretor geral do studio (Eduardo), e o nosso grande amigo Thiago Amaro.
De junho de 2009 até hoje, conseguimos comprar o studio, o que aconteceu em fevereiro de 2010, quando o nomeamos por Studio Golden Pilates.
Em março de 2010 ocorreram mais duas mudanças determinantes. Primeiro foi o ingresso da Daniela Castro no atendimento e administração do studio e, segundo, o ingresso da fisioterapeuta Francieli Gambeta, que confiou no projeto do studio e ingressou com serviços diretamente relacionados a Fisioterapia Dermato Funcional e estética de modo geral.
A partir de março de 2010 surgiu a necessidade de mudança de nome e de deixar de ser apenas studio. A partir deste momento, a instituição foi “batizada” como Instituto Golden: Pilates & Fisioterapia.
Atualmente, o Instituto Golden conta com a colaboração direta de 7 profissionais, sendo:
- 1 atendimento e administração
- 4 fisioterapeutas – Studio de Pilates
- 1 Fisioterapeuta – Dermatologia e estética
- 1 Massoterapeuta – Massagem estética, relaxante, terapêutica, Reiki, Shiatsu, Cône Chinês.
O Instituto também vem crescendo a sua atuação junto a empresas, prestando palestras e workshops em diversos temas relacionados a saúde e bem-estar.
A agradecemos a todos que, de alguma forma, contribuíram e nos apoiaram, como colaboradores, alguns praticantes que nos acompanham dês de a abertura, outros que vem aderindo ao projeto e todos que, de alguma forma acompanham o nosso trabalho.
Muito obrigado.
Eduardo Freitas da Rosa
- Fisioterapeuta do Trabalho
- Responsável Técnico do Instituto Golden de Porto Alegre – RS

- Coordenador Administrativo da Associação Brasileira de Pilates – ABP

Contato: (51) 3224.8631 – (51) 8412.6069