3 teaser frontO método Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) combina arte e ciência. O intuito da prática é promover o desenvolvimento equilibrado entre mente e corpo.

Joseph Pilates foi um autodidata e, conseguiu desenvolver uma metodologia capaz de fornecer o equilíbrio entre força e flexibilidade (Panelli; Marco) e tem gerado interesse por pessoas de todas as idades e regiões do Brasil.

O método Pilates possui princípios básicos, que são: respiração, concentração, fluidez, controle, precisão e centralização. Os movimentos partem do centro de força “powerwouse” e possuem progressões de movimento, iniciando a atividade em níveis de menor grau de dificuldadee através da utilização de elementos moduladores progredindo para níveis mais avançados.Atualmente o método Pilates possui vertentes distintas no Brasil.

Existem divergências em relações as nomenclaturas, mas basicamente são distribuídas em: Metodologia tradicional e a vertente moderna ou contemporânea.

O método original, desenvolvido por Joseph H. Pilates, baseia-se em um sistema de condicionamento físico que consiste em um número exato de exercícios, com uma ordem específica e um número determinado de repetições. Tudo isto têm um porque, nada é aleatório. Em 1945 ele publicou isto no livro: “Volte à vida pela Contrologia”.

O “Pilates Contemporâneo” foi criado por uma segunda geração de instrutores de Pilates. Romana Kryzanowska treinou adeptos em Pilates clássico e, com o passar dos anos alguns de seus alunos acabaram desenvolvendo uma adaptação “contemporânea” para o método.

Joseph Pilates deixou registrado o seu pensamento de que o método estava 50 anos à frente do seu tempo. Acreditando na efetividade do método frente às necessidades atuais da população, o studio GOLDEN PILATES, que faz parte do projeto do INSTITUTO GOLDEN: PILATES & fISIOTERAPIA estimula a prática baseada na autentica metodologia desenvolvida por Joseph Pilates.

A representação do método está sendo feita de forma responsável e consistente. Um abraço da equipe GOLDEN PILATES.

Mais sobre a biografia de Joseph Pilates:

http://www.powerpilates.com/ – “History of Pilates”
http://bodyforlifepilates.com/ – “Joseph Hubertus Pilates The Man Behind The Method”
http://www.pilatesstudiofairfield.com/ – PILATES HISTORY http://www.thepilatescenter.com/ – A History of Joseph Hubertus Pilates
www.pilates-marybowen.com/pages/more.html

http://search.yahoo.com/search?p=biography+Joseph+Pilates

http://www.abpilates.com.br/site/metodos.asp?id=3 – Historia do modo