Você sabe o porquê?

Joseph Pilates indicava aos seus alunos a ingestão de uma maçã após o treino. O texto abaixo evidencia as propriedades da maçã que obviamente não precisa ser ingerida apenas após a prática do Pilates!

A intenção de trazer este texto até vocês é de mostrar, mais uma vez, como Joseph Pilates estava à frente do seu tempo e continua sendo atualíssimo. Além disso para aqueles que desejam praticar o Pilates Original, possam aprender e compreender que o método Pilates é muito mais do que uma técnica, é um estilo de vida.

Para Joseph Pilates a maçã era um tem essencial ao final de uma aula de Pilates.

Registros descrevem que os praticantes do método recebiam de Joseph uma maçã para que fosse ingerida após o término da prática.

Para que os profissionais que atuam com a metodologia Original do Pilates possam compreender um pouco mais dos pensamentos de Joseph Pilates, a ABP pesquisou as propriedades e funções da maçã no organismo humano.

Após a leitura do texto “propriedades da maçã”, será possível compreender os benefícios que a fruta pode oferecer ao organismo humano, em especial, aos praticantes do método Pilates.

PROPRIEDADES DA MAÇÃ

A maçã é um fruto com composição química distribuída em: 85% de água, 0,5% de proteínas e 14% de hidratos de carbono. A sua grande capacidade mineralizadora deve-se à grande abundância de sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contêm vitaminas A, B1, B2, B6 e C além de ser uma boa fonte de vitamina C, o que significa que reforça o sistema imunológico, ajuda à cicatrização, combate o envelhecimento, entre outros benefícios.

Por ser um fruto depurativo e desintoxicante, especialmente indicada para indivíduos com obesidade, acidez, diarréias, convalescenças, a maçã favorece as secreções do aparelho digestivo e também auxilia nas funções do trato do respiratório, dos rins e do fígado.

A maçã funciona como uma “limpadora natural” da boca e da faringe. Ao ser engolida, ela raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, retirando as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras.

Duas maçãs por dia ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue em até 10%. Também ajuda na limpeza dos dentes e fortalece as gengivas. O consumo da maçã é fundamental para uma alimentação saudável, pois contêm uma quantidade de flavonóides, que são conhecidos pela suas fortes capacidades antioxidantes que atuam eliminando os efeitos do mau colesterol.

As maçãs ajudam as células do organismo a manterem-se jovens, proporcionando um conjunto de nutrientes fundamentais ao equilíbrio do nosso organismo e dão energia ao corpo e à mente.

Conhecida como “comida rápida”, a maçã é ideal para o dia-a-dia, leva-se para todo o lado, é saborosa e contém açúcares naturais que rapidamente fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga.

por: Eduardo Freitas da Rosa

Referências:
www.centrovegetariano.org

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1013)

http://www.guiagratisbrasil.com/conheca-as-propriedades-beneficas-da-maca/

http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286631.shtml