A vida agitada, pressão no trabalho, responsabilidades familiares, stress, entre outros, são fatores que vêm contribuindo para o surgimento de doenças psico-emocionais, como a depressão, a insônia e, principalmente, a ansiedade. Este comportamento emocional vem se tornando um grande problema de saúde, cada vez mais comum na sociedade atual.

A ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos. Quando em demasia, pode se tornar uma doença, prejudicando a qualidade de vida e a saúde do indivíduo. No início, a ansiedade pode aparecer silenciosa, e as pessoas só a reconhecem quando ela se torna mais grave, podendo desencadear até mesmo episódios convulsivos.

Tenho percebido em minha prática clínica, principalmente nas aulas de pilates, que a ansiedade assola as os praticantes que recebo, interferindo diretamente na execução da prática dos exercícios, principalmente na concentração deste.

O exercício físico, em especial o PILATES, entre outros benefícios, é um método eficaz no tratamento da ansiedade, pois como todos nós sabemos, seus benefícios estão aquém de tratamentos físicos, eles estão também envolvidos nos aspectos emocionais das pessoas que o realizam. O método Pilates, por ser um método que visa trabalhar com a integridade física e psíquica do ser humano (mente, corpo e espírito), é uma alternativa que contribui para o reestabelecimento do organismo de forma que este, com a prática e de acordo com suas possibilidades, consegue aos poucos dar-se conta do quanto sua ansiedade pode estar prejudicando sua saúde não somente durante a prática da atividade,mas também em seu dia a dia, facilitando assim, na identificação das possíveis causas deste estado emocional.

Por isso, procure antes de praticar qualquer atividade durante o seu dia, inclusive em seu trabalho, respirar fundo, ficar em silêncio, procurando se concentrar e relaxar durante alguns segundos, diminuindo assim, as chances de você obter afecções físicas e emocionais, aumentando conseqüentemente a qualidade de sua vida.

Por: Thiago Amaro – Fisioterapeuta