O Pilates é ótimo aliado no tratamento e prevenção de diversas patologias.
Enriqueça o seu conhecimento sobre o tema.Acompanhe alguns exemplos:

- HIPERTENSÃO ARTERIAL -aumento da pressão sangüínea.

Por que fazer Pilates?

O efeito do exercício físico sobre a queda da pressão arterial é independente da perda de peso que ele pode proporcionar. A atividade física melhora o nível de colesterol e o perfil glicêmico (diminui risco de diabetes). Pilates pode ser praticado sem problemas, pois além desses benefícios, reeduca a respiração.

- TROMBOSE – formação ou desenvolvimento de um trombo (coágulo sangüíneo), que pode ocorrer em uma veia situada na superfície corporal, logo abaixo da pele (tromboflebite ou flebite), ou em veias profundas, no interior dos músculos (trombose venosa profunda – TVP).
Por que fazer Pilates?
Os exercícios suaves, sem impacto e com poucas repetições, aumentam a resistência física e mental, alongando e proporcionando um maior controle corporal e estimulando o sistema circulatório e oxigenação do sangue, facilitando a drenagem linfática e eliminação das toxinas. A caminhada associada ao Pilates também é recomendada para melhores resultados.
- TENDINITE - inflamação do tendão, que po-de ocorrer em várias partes do corpo – ombros, cotovelo, punho, joelho. Os tendões ligam o osso ao músculo e, quando se inflamam, o movimento da região afetada fica comprometido.
Por que fazer Pilates?
O Pilates contribui atuando nas conseqüências da tendinite, ou seja, faz o fortalecimento muscular; alonga a musculatura das costas; prepara a pessoa para fazer o seu trabalho ou atividade esportiva para não desencadear a tendinite. E também atuará na causa da tendinite – por exemplo, se o problema for causado por um desequilíbrio corporal devido à má postura ou um desvio de coluna (escoliose).
- OSTEOPOROSE – doença no osso que diminui o volume e a qualidade, o que leva à fratura e, assim, à incapacidade funcional – andar, sentar, subir escada etc. A pessoa vai perdendo a força muscular e de toda a estrutura que sustenta a coluna.
Por que fazer Pilates?
O Pilates vai ajudar a sustentar a coluna através do fortalecimento muscular; alongar e alinhar a coluna devolvendo um andar melhor, já que as pernas também serão fortalecidas. Com a prática de exercícios há também a manutenção da densidade óssea. A atividade física regular mostra efeitos benéficos na massa óssea.