Hoje em dia há uma grande preocupação quanto à melhorar as condições gestacionais das mulheres. Durante a gravidez ocorrem diversas alterações biomecânicas necessárias para o desenvolvimento fetal, essas alterações acabam trazendo algumas limitações nas atividades de vida diária, podendo também resultar em desconfortos como: dores na região lombar, cansaço excessivo, edema, etc.

A Fisioterapia ajuda a preparar o corpo da mulher para a fase gestacional e o pós-parto, onde são realizados exercícios de fortalecimento, alongamento, correção postural, exercícios de respiração.

Esses exercícios podem auxiliar no alivio de desconfortos, além de ajudar na preparação para o parto.

Também é importante que esta mãe dê uma atenção especial ao assoalho pélvico. O assoalho pélvico é um conjunto de músculos, ligamentos e fáscias responsável por sustentar os órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto). Com a gravidez essa musculatura enfraquece, devido às alterações hormonais e a sobrecarga exercida pelo aumento da pressão abdominal.

Essa fraqueza pode trazer, como consequência, a perda involuntária de urina, que atinge 60% das mulheres grávidas, e podendo persistir após o parto.

Estudos tem mostrado que mulheres que fortalecem o assoalho pélvico por meio da fisioterapia na fase gestacional e no pós-parto, têm menores chances de apresentar disfunções do assoalho pélvico no futuro.

Procure um fisioterapeuta especializado na área de uroginecologia e saúde da mulher e tenha uma gestação saudável e tranquila!

O Instituto Golden oferece este serviço! Agende a sua avaliação!

Por: Fisioterapeuta Tamires Carneiro Borges