A saúde dos profissionais do mundo dos negócios:

A importância da postura e bem-estar para um profissional do ramo de negócios empresariais.

Por: Eduardo Freitas da Rosa / Jornal Ser Empreendedor

A postura corporal adotada durante a execução de uma atividade profissional na área empresarial é importante para uma boa apresentação, ao bom rendimento do trabalho e a prevenção da fadiga física, que conseqüentemente leva a dores musculares, afetando o rendimento nas atividades profissionais e pessoais do indivíduo, diminuindo assim,sua qualidade de vida.

Atualmente, o indivíduo do ramo dos negócios empresariais que não trabalha de bem consigomesmo, cuidando de sua saúde física e mental, torna-se um profissional estressado, cansado, irritado e poliqueixoso. Em grande parte estes problemas poderiam ser solucionados com um programa de exercícios físicos e uma adequada postura durante o seu dia.

Uma excelente alternativa para cuidar da saúde destes profissionais está no método Pilates. Desenvolvido por Jopeph Pilates (1880-1967), o método tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto.

Os exercícios do método pilates, não oferecem impacto as articulações de sustentação do corpo e principalmente, na coluna vertebral. O programa de exercícios oferecidos pelo método fortalece a musculatura abdominal, paravertebral (coluna), bem como a flexibilidade do corpo e diminuindo o stress, proporcionando relaxamento e bem estar a seus praticantes, respeitando assim, os princípios da integralidade do ser humano: corpo-mente-espírito.

Importante salientar que a prevenção ainda é a melhor ferramenta para que possamos viver com qualidade de vida. Na atual vida agitada em que os profissionais da área de negócios empresariais estão se defrontando, realizar atividade física tornou-se uma tarefa que requer muita força de vontade e persistência, porém, quem pratica Pilates se beneficia com uma vida saudável, um corpo mais bonito e preparado para a rotina.

Vivemos em um mundo onde a tecnologia impera no desenvolvimento, e no meio empresarial não é diferente, portanto, para que consigamos continuar progredindo será necessário nos preocuparmos com a nossa saúde.

 Eduardo Freitas da Rosa
Fisioterapeuta – Unisinos
Pós Graduado em Fisioterapia do Trabalho – CBES
Diretor Geral do Instituto Golden