O que é o ENVELHECIMENTO CUTÂNEO? Quais fatores causam?

  • Envelhecimento Intrínseco: Radicais Livres; Glicação Protéica.
  • Envelhecimento Extrínseco: Fotoenvelhecimento; RUV; Intempéries ambientais.

Modificações morfológicas e funcionais do envelhecimento

Camada córnea permeável (há maior saída de água, assim ocorre desidratação da pele); fibras colágenas (a força tênsil da pele começa a diminuir); fibras elásticas ficam menos elásticas (diminui a elasticidade da pele); diminuição da substância fundamental, diminuindo com isto a espessura da derme e sua hidratação; diminuição da função e do número das glândulas sebáceas e sudoríparas, o que contribui para que a pele fique mais seca ainda; diminuição da gordura do tecido subcutâneo; perda da massa muscular esquelética; atrofia dos melanócitos.

Efeitos da RUV no organismo: outro fator de risco inclui a pigmentação da pele em nível individual é a tendência à queimadura devido à exposição a RUV. Esse complexo fenótipo pode ser avaliado através da Escala de Fitzpatrick.

QUAL O TEU TIPO DE PELE? COMO PROTEGE-LA DO SOL?

 Escala de Fitzpatrick para classificação dos tipos de pele (Fototipos):

— Tipo I: muito sensível – queima facilmente e nunca pigmenta;

— Tipo II: sensível – queima moderadamente e pigmenta levemente;

— Tipo III: moderadamente sensível – queima levemente e pigmenta facilmente;

— Tipo IV: muito pouco sensível – nunca queima e está sempre pigmentada;

— Tipo V: nunca queima e pigmenta mais que a média;

— Tipo VI: pele negra.

 QUAIS OS TIPOS DE RADIAÇÃO ULTRA VIOLETA:

  • UVB: penetra até a epiderme e apresenta comprimentos de onda entre 290 e 320 nm, associada mais recentemente não só a queimaduras, mas também ao surgimento de câncer de pele.
  • UVA: apresenta comprimentos de onda entre 320 nm e 400 nm e penetra na pele até a derme, considerada a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e também por casos já relatados de câncer de pele.

 

 Saiba escolher o seus FILTROS SOLARES

  • FPS – indica proteção a RUVB.
  • PPD – indica proteção a RUVA.

A proteção UVA deve corresponder a um terço da proteção UVB. FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, enquanto o FPS 30, filtra 96,7%.  A literatura defende que não há proteção 100%.

Filtros Inorgânicos: formulados a base de óxido de zinco ou dióxido de titânio (também conhecidos por filtros físicos ou minerais). Filtros inorgânicos não “quebram” em contato quando expostos à luz; portanto, produtos com filtros solares inorgânicos tendem a ser bastante foto-estáveis. Filtros solares inorgânicos, sozinhos ou combinados com outros tipos de filtros, são encontrados na grande maioria dos protetores solares disponíveis.

Filtros Orgânicos: são os tipos de filtros solares usados na maioria dos produtos para proteção solar (são representados pela avobenzona, octilmetoxinamato etc). Geralmente são chamados de “químicos”; o correto, no entanto, é chamá-los de orgânicos. Proporcionam formulações transparentes (não deixam a pele com resíduos brancos), geralmente são oleosos e podem causar alergias em algumas pessoas.

 

CUIDE E PROTEJA MUITO BEM A SUA PELE, NÃO APENAS PARA QUE CONTINUE BELA, MAS PARA QUE TUA SAÚDE SEJA MANTIDA!